*Apenas para inscritos no CINM - Congresso Internacional de Negócios na Moda

Projeto de articulação colaborativa entre a empresa Grendene, instituições de ensino e pesquisa e mercado

 

Compreende-se a atual emergência da processos colaborativos na ideação e viabilização de projetos criativos nas mais diferentes áreas. Sabe-se que, devido ao desdobramento desta tendência, as equipes de P&D de organizações que atuam em setores como moda, design e comunicação podem ser constituídas de agentes externos às mesmas com atuações pontuais e/ou efêmeras conforme alinhamentos conceituais pré-estabelecidos. Neste sentido, a articulação entre empresas e instituições de pesquisa e ensino mostra-se como um potencial caminho para a experimentação desse formato de interatuação, ampliando as maneiras de investigação, elaboração, ideação e prototipação de projetos tanto simples como complexos. Essa forma de articular forças através da construção de uma triangulação ativa envolvendo empresas, mercado consumidor e academia também amplia a geração de conhecimento e aprendizagem, seja para os agentes envolvidos com a academia, seja para os  agentes das empresas e, por fim, o próprio consumidor. Essa perspectiva, em si mesma, já se apresenta como importante cadeia de valor a ser constituída por meio dessa parceria, assim como outras cadeias relacionadas a romper fronteiras, costumes e modelos organizacionais. O resultado desse processo sem dúvida é a inovação, seja em processo, produto ou significado.

 

Proposta:

 

Esta proposta diz respeito ao desenvolvimento de projetos de co-criação deartefatos, em âmbito nacional e internacional, junto a universidades, escolas e institutos de P&D de designe outras áreas interrelacionadas à  indústria criativa - como moda,design, publicidade, tecnologias, dentre outras.

 

Workshop de projeto: 24 horas dividas em 3 dias, e/ou 16 horas dividas em 2 dias. Cada dia contará com dois turnos de 4 horas (manhã e tarde, ou, tarde e noite).

 

Oficinaprojetual: 30 horas divididas em 5 dias, ou, uma semana. Cada dia contará com dois turnos de 3 horas (manhã e tarde, ou, tarde e noite).

 

Ateliê de projeto: 60 horas dividas em 10 dias, ou, duas semanas. Cada dia contará com dois turnos de 3 horas (manhã e tarde, ou, tarde e noite).

 

As atividades que irão compor cada uma dessas modalidades projetuais serão constituídas e propostas pelos responsáveis pelaconcepção e viabilização do projeto – Paula Visoná e Cesar Kieling. Esses buscarão promover tanto a inter, como a transdisciplinaridade dos conhecimentos e competências. Esse conjunto de ações não acarretará em nenhum custo para as instituições de ensino e pesquisa envolvidas, visto que o custeio das horas, hospedagem, deslocamento e alimentação dos profissionais envolvidos é de total responsabilidade da empresa Grendene.

Contato